Logo CODERN

Licitações

Compliance e Gestão de Riscos

Compliance e Gestão de Riscos

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN tem adotado um modelo de gestão e governança voltado a garantir a conformidade dos seus processos, aprimorando os mecanismos de gestão por meio da prevenção, detecção e correção, que impeçam a ocorrência de riscos nas atividades e nas tomadas de decisão, bem como, os desvios éticos, contribuindo para a meta em ser referência em ética e integridade.

As boas práticas de governança corporativa e compliance, utilizando os mecanismos de gerenciamento de riscos, controle interno, integridade e conformidade, constituem um pilar de sustentação para a continuidade do negócio da Companhia, tendo sempre como prioridade atuar orientados pela ética, integridade e transparência, tudo conforme a “ Política de Gestão de Riscos, Conformidade e Controles Internos”.

A CODERN conta ainda com a Comissão de Ética e Ouvidoria, sendo a última implementada para receber denúncias, elogios, reclamações, solicitações, sugestões e elogios.

A CODERN, estruturada conforme o seu Regimento Interno, vem adotando uma sistemática que representa um conjunto de medidas desenvolvidas e implementadas de forma integrada, com o objetivo de prevenir, detectar e corrigir a ocorrência de riscos e desvios éticos, incluindo fraudes e corrupção. A Coordenadoria de Conformidade e Gestão de Riscos – COORCRI, órgão interno de relevância neste contexto, está estruturada conforme o seu Regimento Interno da Coordenadoria de Conformidade e Gestão de Riscos.

Integridade

O órgão interno responsável pelas ações de INTEGRIDADE na CODERN é o “Comitê de Gestão da Integridade,” composto por um presidente e três membros, representantes dos seguintes órgãos: “Ouvidoria”, “Comissão de Ética”, “Comitê de Juízo de Admissibilidade” e Coordenadoria de Conformidade e Gestão de Riscos. Encontra-se em elaboração o Plano de Integridade da Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN e Administração do Porto de Maceió – APMC, ressaltando-se a importância do “Código de Ética, Conduta e Integridade da Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN e APMC”.

O objetivo do Plano de Integridade da CODERN e APMC será promover a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, combater o recebimento e/ou oferta de propina, desvio de verbas, abuso de poder e/ou influência, nepotismo, conflito de interesses, uso indevido e/ou vazamento de informação sigilosa e práticas antiéticas. Os procedimentos referentes à Investigação Preliminar, Sindicância Investigativa, Sindicância Patrimonial, Processo Administrativo Disciplinar (PAD), Processo Administrativo Disciplinar Sumário (PADS) e Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoa Jurídica (PARPJ) são conduzidos com base na “Norma de Procedimentos Disciplinares da CODERN”.

DESTAQUES

REDES SOCIAIS

Open toolbar

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Ver opções