Cais de atracação de barcaças - Possui comprimento total de 199,55 metros e profundidade de 7,00 metros em maré mínima. Efetivamente para atracação: 166m.
Acostagem dos Navios –Para acostagem de navios existem três dolfins, os quais, juntamente com quatro bóias de amarração e ancoragem de bordo compõem o sistema que possibilita a amarração e atracação de navios no terminal. Profundidade de 18m
Estrutura do Sistema de Carregamento
Ponte dos Transportadores - A estruturasustentadora das esteiras é tubular, metálica, compondo-se de uma ponte com 398,90m de comprimento, em 8 vãos contínuos, tendo o primeiro 49,30m, o oitavo 54,00m e os demais 49,20m cada. . Esse sistema é dotado de uma correia de 0,90m de largura e 433,00m de comprimento
Torre de Transferência – São as estruturas intermediárias, localizadas entre a ponte dos transportadores e carregador de navios, onde está localizado todo sistema de acionamento de esteiras transportadora, composto de motor elétrico, redutor, acoplamento e tambores de acionamento e desvio.
Mesa de rotação – sua função é suportar o mancal de apoio e rotação do carregador de navios.
Carregador de Navios – É formado por quatro grupos conjugados, que são: ponte giratória, sistema de lança retrátil, conjunto do transportador e sistema elétrico, destinados a movimentação de sal e por uma esteira contínua de 42” de largura e 102,00m de comprimento. O carregador tem movimentos conjugados entre si que permite uma distribuição de carga nos porões dos navios com capacidade de aproximadamente 25.000 ton., sem que seja necessária a movimentação dos mesmos.
Estrutura Suporte do Trilho Curvo – A viga curva é uma estrutura em caixão soldada, sustentada por cinco suportes menores constituídos de estacas tubulares contraventadas. Na parte superior da viga estão fixados os trilhos cuja curvatura determina o movimento giratório do carregador.
INSTALAÇÕES GERAIS
Armazenagem – No Terminal, a maior parte da superfície é descoberta que corresponde o pátio de estocagem de sal, constituído em pilhas com altura máxima de 14,00m, em decorrência do limite que a correia dos descarregadores pode atingir. Possui cerca de 15.000m2 de área, permitindo a armazenagem estática de aproximadamente 100.000 ton. de sal.
Instalações de Apoio – No pavimento superior situam-se a enfermaria, a cozinha, o refeitório, a sala de rádio, o escritório de pessoal administrativo, o escritório da gerência de operação e duas suítes (acomodações) e na cobertura do prédio existe uma área de lazer e um heliponto.
INSTALAÇÕES DE SUPRIMENTO
Energia Elétrica – A energia elétrica é gerada e fornecida aos equipamentos operacionais no próprio Terminal, através de três grupos geradores.
Abastecimento de Água - No Terminal existe um poço artesiano que garante o abastecimento do Terminal fornecendo água que é retirada a 1.282m de profundidade.
Comunicação e Telefones – O Terminal dispõe de duas linhas telefônicas, dois telefones públicos e de rádio localizados em sala própria, no pavimento superior da edificação, permitindo comunicação entre o Terminal e Areia Branca. Não existem tomadas para ligações de telefones às embarcações na faixa do cais.
Abastecimento de Combustível – O óleo diesel, que alimenta os grupos geradores, tratores e pás carregadeiras, é transportado para o Terminal através das barcaças que transferem sal para o Terminal. O óleo é bombeado para dois tanques de 50.000 litros de capacidade, localizados na área de serviço.