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Informações Técnicas

INFORMAÇÕES GERAIS

Nome do Porto: Natal
Autoridade Portuária: Companhia Docas do Rio Grande do Norte-CODERN

Localização: Situado à margem direita do Rio Potengi, a 3Km de sua foz.

PORTO DE NATAL – Criado em 21 de outubro de 1932 e inaugurado em 24 de outubro de 1932
É prático e bastante competitivo em relação a custos. Um grande diferencial é a localização estratégica, próximo aos grandes mercados da Europa e dos Estados Unidos. É alfandegado, ágil e eficiente com operação 24 horas por dia. Tem uma linha regular para o mercado europeu, possui trabalhadores e operadores portuários capacitados para um manejo adequado de cargas sensíveis.

ESTRUTURA
- 3 berços de atracação, totalizando 600 metros de cais e 11,5 metros de calado;
- 33.000 m² de área para armazenagem de contêineres;
- 448 tomadas para contêineres refrigerados;
- 2 armazéns num total de 3.850 m² e 2 galpões contíguos aos armazéns com área global de 840 m²;
- Empilhadeiras para manuseio de contêineres;
- Central de Atendimento Portuário, oferecendo rapidez e flexibilidade na liberação das operações pelas autoridades aduaneiras e fiscalizadoras;
- Sustentabilidade energética com 3 subestações elétricas, totalizando 4.500 KVA e 6 grupos de geradores de energia elétrica num total de 3.750 KVA;
- Conta, ainda, com um Terminal Marítimo de Passageiros: Área de 5.000 m² dividida em três pavimentos e devidamente adequado às normas internacionais;
- Canal de acesso: calado máximo recomendável de 12,5m DHN* (39 pés), largura de 100m nos trechos retilíneos e 120m nos trechos curvilíneos;
- Bacia de evolução: 540m de extensão, 250m de largura com profundidade de 12,5m DHN;
*DHN: Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil

VALORES FUNDAMENTAIS
- Eficiência;
- Sustentabilidade;
- Integridade;
- Segurança;
- Colaboração.

PERSPECTIVAS
O Porto de Natal tem trabalhado para ampliar o seu portfólio de cargas e clientes, destacando o aumento previsto nas movimentações de granéis sólidos e equipamentos, em decorrência da perspectiva de ampliação da área de armazenagem, gerada com a realização de obras de infraestrutura nas atuais instalações do Porto e com o adensamento da área conhecida como "Maruim". A CODERN também está em negociação com seus clientes para alcançar uma alternativa de exportação de frutas por pallets em navios frigorificados.

Coordenadas Geográficas: 

IMO:

Código: BRNAT Número: 20.043

Área de Influência: Todo Estado do Rio Grande do Norte, alcançando os Estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará.

Hora Local: GMT  -3h

Área de Porto Organizado:

a) Pelas instalações portuárias terrestres existentes na margem direita do Rio Potengi, desde a Base Naval de Natal até o molhe leste, na interseção com o arrecife de Natal, junto ao Forte dos Reis Magos, abrangendo todos os cais, docas, pontes e píeres de atracação e de acostagem, armazéns, edificações em geral e vias internas de circulação rodoviária e ferroviária e ainda os terrenos ao longo dessa faixa marginal e em suas adjacências pertencentes à União, incorporadas ou não ao patrimônio do porto de Natal ou sob sua guarda e responsabilidade.

b) Pela Serviços e Facilidades de proteção e acesso aquaviário,  tais como áreas de fundeio, bacias de evolução, canal de acesso e áreas adjacentes a esse até as margens das instalações terrestres do porto organizado, conforme definido no item "a" acima, existentes ou que venham a ser construídas e mantidas pela Administração do porto ou por outro órgão do poder público.

Correntes Marítimas: Velocidade média na vazante 3,5 nós nas sizígias e 1,3 nós nas quadraturas velocidade média na enchente 1,5 nós rio acima.

Ventos Predominantes: rumo ES-SE com variações para E e para SE.

Ondas: Região naturalmente abrigada, não apresenta problemas de onda.

Principais Produtos Movimentados:

NAVEGABILIDADE

Carta de Navegação: Nº. 802 da Diretoria de Hidrovia e Navegação do  Ministério da Marinha.

Amplitude da Maré: Máx. 2,80m

Canal de Acesso: 

Cais e Berços: 540m (03 berços), com profundidade de 11,5m

Bacia de Evolução:  

Área de Fundeio:

É proibido o fundeio de embarcações de qualquer arqueação bruta, com exceção das classificadas como "esporte e/ou recreio", as quais possuem o seu respectivo fundeadouro. Os fundeadouros autorizados são:

Fundeadouro nº1: localizado entre os paralelos de 5º  45’ 0" S e 5º  45’ 15" S e os meridianos de 35º 10’ 00" W e 35º10’30" W. É destinado aos navios procedentes de outros portos que aguardam o recebimento do prático ou local para atracação.

Fundeadouro nº2: localizado entre os paralelos de 5º  45’ 24" S e 5º 45’ 36" S, e os meridianos de 35º11’6"  W e 35º11’24" W. É destinado aos navios em quarentena.

Fundeadouro nº3: localizado entre as coordenadas geográficas 5º 45,7" S  35º 12,2" W; 5º 45,7" S 35º 12,3’ W; 5º 46" S 35º 12,3" W; 5º 46" S 35º 12,2" W. É destinado para embarcações de esporte e/ou recreio.

Praticagem:

Rebocador:

Dispensado para navios de até 160m de comprimentos e 8m de calado.

EQUIPAMENTOS para manuseio de contêineres:

CENTRAL DE ATENDIMENTO OPERACIONAL: 

ÁREAS ARRENDADAS:

Grande Moinho Potiguar e Indústria de Massas Ltda.: 
Arrendatário de  área de 1.450m2, pertencente à CODERN, onde funciona o conjunto industrial moageiro, compreendido de silos para recepção e armazenagem de trigo e industrialização de massas, biscoitos e outros derivados de trigo.
Área total do moinho em torno de 13.000 m2.
Capacidade de Recepção: 20.000 toneladas/mês
Capacidade estática para moagem: 15.000 toneladas/mês;

 

DESTAQUES

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