portoareia_1

Term. Salineiro de Areia Branca

O Terminal Salineiro de Areia Branca mais conhecido como Porto-Ilha de Areia Branca, é um porto localizado no Oceano Atlântico, próximo ao litoral do Rio Grande do Norte. Fica localizado a 14 km da costa de Areia Branca, e a 330km de Natal.Foi inaugurado em 2 de setembro de 1974.

O sal movimentado no Porto-Ilha têm como principais destinos o mercado internacional e as indústrias de cloro brasileiras.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de sal do país e, nesta liderança, o Terminal Salineiro de Areia Branca tem grande destaque por escoar a produção do Estado.

Entre 2009 e 2012, o Governo Federal investiu R$ 278 milhões no Terminal Salineiro de Areia Branca. Os recursos foram provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para ampliação da plataforma, do cais de atracação, da capacidade de carregamento e armazenamento e aquisição de equipamentos.

Já em 2013, se somando aos investimentos e ampliação, a CODERN adquiriu uma uma pá mecânica de grande porte, um trator de esteira e uma nova usina de geração de energia.

Em 2014 e 2015, a Companhia continuou realizando importantes investimentos e melhorias no Terminal Salineiro, que entre janeiro e junho de 2015 movimentou 864.490 toneladas de sal.