CODERN adere à Campanha Novembro Azul no combate ao câncer de próstata

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) promove a campanha “Navegue por essa causa: menos preconceito – Mais Saúde”, alusiva à Campanha Novembro Azul, iniciativa mundial dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os tumores na próstata são o tipo da doença que mais afetam homens no mundo e a segunda maior causa de mortes oncológicas de pacientes do sexo masculino. No Brasil, a incidência nesse público se dá principalmente a partir dos 65 anos, sendo considerada, por isso, uma doença da terceira idade. Só entre 2016 e 2017, o Inca estima 61.200 novos diagnósticos no país.

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia revela que, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando os sinais começam a aparecer, aproximadamente 95% dos tumores estão em estágio avançado de desenvolvimento. Destaca, ainda, que 20% dos diagnósticos são tardios, o que contribui para o índice de mortalidade da doença ultrapassar os 25%. A divulgação dos números reforça a importância de realizar exames preventivos.

A recomendação da instituição é que homens a partir de 50 anos devem começar a fazer as avaliações periodicamente. No caso de homens negros, os exames devem ser feitos 5 anos antes, já que a incidência da doença é mais alta neste público.

Novembro-Azul-Facebook